![]() |
| Mané Garrincha e Elza Soares (Foto: EPA) |
Manuel Francisco dos Santos pode se encaixar facilmente na lista dos maiores jogadores de futebol do país. Nascido na cidade de Magé, Rio de Janeiro, é um exemplo de "brasileiro que não desistiu nunca". Mesmo com uma deformação na perna esquerda, 6 centímetros maior que a outra, fazia uma mistura de futebol com malabarismo circense. Apelidado de Garrincha, se transformou no maior ídolo da história do Botafogo, entre 1953 e 1965, e da Seleção Brasileira, entre 1955 e 1966.
Elza da Conceição Soares teve um difícil começo. Carioca, casou-se aos 12 anos, tendo seu primeiro filho no ano seguinte, morto ainda recém-nascido. Assim como muitos cantores de sua época, iniciou sua carreira em um show de calouros, no programa de Ary Barroso na Rádio Tupi. Passou por muitas dificuldades, entregando um de seus cinco filhos para a adoção e ficando viúva aos 18.
Aos 25 anos, conheceu Mané Garrincha, que era casado. Ele, cansando de seu antigo relacionamento, preferiu assumir o romance com Elza, causando revolta para a época. Juntos por 16 anos, tiveram um filho que foi carinhosamente apelidado de Garrinchinha.
Porém, Elza teve muitas perdas em pouco espaço de tempo. Com a morte de Garrincha em 1983, vítima de uma cirrose hepática, e a de seu filho em 1986, com nove anos de idade em um acidente de carro, ficou afastada do Brasil por 9 anos, fazendo shows no exterior.
Recentemente, em 2007, nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, cantou o Hino Nacional em pleno Maracanã lotado. Apesar de tantas tragédias, Elza Soares é internacionalmente conhecida pela sua alegria e sua voz inconfundível, servindo como exemplo de superação.


