João Batista de Sales foi um grande jogador de futebol na década de 70. Nascido em Conselheiro Pena (MG) no dia 19 de janeiro de 1945, atuou em diversos clubes, como o Avaí, Payssandu e muitos outros clubes, nacionais e internacionais. Mas obteve maior reconhecimento no Flamengo, entre os anos de 1971 e 1973.
Com uma aparência muito engraçada, com os dentes que mal cabiam dentro da boca, Fio conquistou a torcida rubro negra. E conquistou também o coração do torcedor Jorge Ben. Diz que, durante um amistoso contra o Benfica no Maracanã, Fio fez o gol da vitória sobre o time português, de onde veio a inspiração para a canção.
Por questões autorais, Jorge Ben teve de mudar a música para "Filho Maravilha". Porém, em 2007, durante uma entrevista à Rede Globo, esclareceu o mal entendido. Quem deu abertura a essa briga foi o próprio advogado de Fio, sem o consenso do jogador. Atualmente, reside em São Francisco, Califórnia, onde sempre trabalhou como entregador de pizza.
As imagens do gol se perderam com o tempo. Mas o que restou daquele "gol de placa" está na letra e na música de Jorge Ben.
Abaixo, você ouve a versão original de 1972, do álbum Ben:
Nenhum comentário:
Postar um comentário